Como conseguir o primeiro emprego sem ter experiência

Procurar pela primeira oportunidade profissional significa ser lançado em um paradoxo: não conseguir o primeiro emprego por falta de experiência, e não conseguir ter a primeira experiência, já que a maioria das empresas recusam o currículo por falta dela.

Mas, calma, ainda não é momento de se desesperar! Existem maneiras de impressionar os recrutadores, mesmo não tendo anos de experiência. Quer descobrir como? Então vamos a algumas dicas.

Como conseguir um emprego sem experiência:

1. Utilize seus projetos pessoais no currículo

Não ter experiência formal não significa que você não tenha outras bagagens. E essas outras bagagens são muito valorizadas no mercado de trabalho, principalmente quando você está a procura do primeiro trabalho.

Pode parecer que não, mas, ao colocar os projetos pessoais desenvolvidos, o seu currículo ganha um peso maior diante dos outros candidatos que não fizeram o mesmo.

Desse modo, coloque no currículo seus projetos importantes realizados no ensino médio, na faculdade ou, até mesmo, na sua vida pessoal, tentando enfatizar os projetos que foram desenvolvidos na prática. Claro, esses projetos terão relevância uma vez que forem ligados à sua área de profissão, escolha bem quais projetos entrarão e quais não.

Lembre-se, seus projetos passados são uma das principais coisas para colocar no currículo visando ao primeiro emprego.

2. Realize trabalhos voluntários

Trabalhos voluntários, além de enriquecer o seu currículo, são ótimas maneiras de buscar conhecimento e prática, ou seja, são formas de entender as dinâmicas do mercado, bem como suas demandas e exigências.

Realizando trabalhos voluntários, você aumenta sua experiência profissional, e também possibilita conhecer outros profissionais da área, por assim dizer, construir sua rede de relacionamentos – o famoso networking.

3. Trabalhe como freelancer ou crie sua negócio

Existem diversos sites e plataformas online que facilitam a prestação de serviços, por exemplo, Trampos.com, Freelancer, GetNinjas, Workana ou 99freelas, que fazem a conexão entre profissionais autônomos e pessoas que necessitam dos serviços.

Realizar esses trabalhos pontuais como freelancer, além de possibilitar uma fonte de renda, também podem representar uma boa ajuda para demonstrar a experiência no currículo. Além de te ajudar a montar um portfólio profissional e a expandir seus conhecimentos práticos.

4. Coloque o networking para funcionar

Todo o profissional necessita de contatos com outros profissionais da área para se desenvolver. Durante a procura do seu primeiro emprego, isso não seria diferente. Por isso, acione sua rede, peça por indicações, veja se alguém trabalha em algum lugar que necessita dos seus trabalhos, entre outros.

Um networking sempre é bem-vindo quando buscamos a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

5. Invista muito em qualificação

Se você ainda está em busca de emprego em sua área, mas ainda não teve muita sorte, a dica de ouro é: invista seus esforços em qualificação.

Em um primeiro momento, você pode começar buscando por cursos livres, cursos de idiomas, participar de congressos e simpósios, estar em eventos da área etc.

Num segundo momento, pense em ingressar na educação formal e realizar uma graduação na sua área pretendida. Uma vez iniciado o curso superior, para fazer a sua faculdade forte, explore todas as possibilidades: disciplinas optativas, cursos de extensão, iniciação científica, atividades extracurriculares, entre outros.

Com a sua graduação, você conseguirá concorrer a vagas de estágio de sua área, que são ótimas formas de se inserir no mercado de trabalho.

E agora que você já sabe como conseguir primeiro emprego, é só começar o quanto antes! E, lembre-se, no quesito qualificação, a Faculdade Phorte, sua faculdade na Bela Vista, está aqui para ajudá-lo, oferecendo cursos superiores presenciais e educação a distância (EAD).