Acessibilidade na faculdade: como a instituição acadêmica pode atuar na inclusão social

Para atender às particularidades desses alunos, é preciso que a instituição construa espaços de igualdade, enfatizando a aprendizagem, a socialização, a formação para o exercício da cidadania, além de prepará-los para a sua inserção no mercado de trabalho.

Qual o conceito de deficiência?

Em 1980, a Organização Mundial da Saúde criou um sistema de classificação de deficiências, de modo a desenvolver uma linguagem comum para a pesquisa e para a prática clínica. Assim, segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”. Trata-se da exteriorização de um sintoma.

Quem é a pessoa com deficiência

• De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Organização das Nações Unidas / 2006), “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição), os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

• É um cidadão com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade.

• Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.

• A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades.

• Pode apresentar uma ou mais deficiências, percebida ao nascimento ou adquirida ao longo da vida.

• Existem doenças que, embora não estejam enquadradas como deficiência, podem produzir, direta ou indiretamente, graus de limitação variados, como os distúrbios de fala, da linguagem ou comportamentais, e os transtornos orgânicos.

• A deficiência é um atributo do ser humano como qualquer outro, como ser alto, baixo, gordo ou magro, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte dessa diversidade, tendo os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.

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Como a Faculdade Phorte atua para a inclusão social

Pensando nas dificuldades dos estudantes com necessidades especiais, as instalações do campus são todas equipadas para melhor atender a esses alunos. Toda a infraestrutura da Faculdade Phorte atende às normas de acessibilidade previstas na legislação brasileira. As instalações estão equipadas com:

– rampas de acesso;

– sinalização tátil nos corredores e nos degraus;

– sinalização em Braille;

– banheiros especiais;

– cadeira de rodas;

– alarme visual e sonoro para sanitários;

– elevadores;

– cadeira-elevador para escadas;

– seguranças treinados.

Além disso, a Phorte dispõe de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio da qual os alunos podem avaliar a instituição, os professores e a metodologia, e opinar sobre o que mais acharem necessário. Desse modo, em conjunto com eles, a instituição desenvolve uma evolução qualitativa crescente.

Na CPA, os alunos podem compartilhar sua visão não somente dos aspectos institucionais, mas também as relacionadas à sala de aula, como inseguranças em relação aos colegas e dificuldades pessoais. A coordenação analisa cada visão e procura encontrar meios que proporcionem um ambiente mais harmonioso para aquele aluno, seja a mudança de turma, o diálogo com os colegas, com os docentes etc.

A Phorte preocupa-se bastante com o relacionamento dos alunos com todos aqueles que fazem parte da trajetória de sua carreira. Com esse objetivo, cada questão sociológica e psicológica também desperta a atenção de nossos profissionais. A metodologia entregue pela Faculdade, além de acadêmica, também busca ser profissional e pessoal, aprimorando todos os perfis do estudante.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br; saude.curitiba.pr.gov.br

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