Acessibilidade na faculdade: como a instituição acadêmica pode atuar na inclusão social
O ambiente universitário é o local onde os estudantes se sentem estimulados a se empoderar e a fazer novas descobertas. Em relação aos alunos portadores de deficiência (qualquer que seja ela), é preciso que todo ambiente acadêmico possibilite que eles não se sintam incapazes de realizar suas atividades cotidianas e acadêmicas.
Para atender às particularidades desses alunos, é preciso que a instituição construa espaços de igualdade, enfatizando a aprendizagem, a socialização, a formação para o exercício da cidadania, além de prepará-los para a sua inserção no mercado de trabalho.
Qual o conceito de deficiência?
Em 1980, a Organização Mundial da Saúde criou um sistema de classificação de deficiências, de modo a desenvolver uma linguagem comum para a pesquisa e para a prática clínica. Assim, segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”. Trata-se da exteriorização de um sintoma.
Quem é a pessoa com deficiência
• De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Organização das Nações Unidas / 2006), “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição), os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
• É um cidadão com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade.
• Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.
• A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades.
• Pode apresentar uma ou mais deficiências, percebida ao nascimento ou adquirida ao longo da vida.
• Existem doenças que, embora não estejam enquadradas como deficiência, podem produzir, direta ou indiretamente, graus de limitação variados, como os distúrbios de fala, da linguagem ou comportamentais, e os transtornos orgânicos.
• A deficiência é um atributo do ser humano como qualquer outro, como ser alto, baixo, gordo ou magro, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte dessa diversidade, tendo os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.
LEIA TAMBÉM:
Como a Faculdade Phorte atua para a inclusão social
Pensando nas dificuldades dos estudantes com necessidades especiais, as instalações do campus são todas equipadas para melhor atender a esses alunos. Toda a infraestrutura da Faculdade Phorte atende às normas de acessibilidade previstas na legislação brasileira. As instalações estão equipadas com:
– rampas de acesso;
– sinalização tátil nos corredores e nos degraus;
– sinalização em Braille;
– banheiros especiais;
– cadeira de rodas;
– alarme visual e sonoro para sanitários;
– elevadores;
– cadeira-elevador para escadas;
– seguranças treinados.
Na CPA, os alunos podem compartilhar sua visão não somente dos aspectos institucionais, mas também as relacionadas à sala de aula, como inseguranças em relação aos colegas e dificuldades pessoais. A coordenação analisa cada visão e procura encontrar meios que proporcionem um ambiente mais harmonioso para aquele aluno, seja a mudança de turma, o diálogo com os colegas, com os docentes etc.
A Phorte preocupa-se bastante com o relacionamento dos alunos com todos aqueles que fazem parte da trajetória de sua carreira. Com esse objetivo, cada questão sociológica e psicológica também desperta a atenção de nossos profissionais. A metodologia entregue pela Faculdade, além de acadêmica, também busca ser profissional e pessoal, aprimorando todos os perfis do estudante.
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br; saude.curitiba.pr.gov.br