A educação sob a perspectiva do Método Montessori

A educação recebe olhares de vários críticos, como já falamos (e mostramos) em outros artigos. Por isso, neste, abordaremos a educação sob a perspectiva do Método Montessori, método bastante conhecido, mas, muitas vezes, pouco compreendido.

Uma das dúvidas mais comuns, inclusive, é se o Método Montessori é construtivista. Outras questões ficam em torno do papel do professor ou da montagem de ambientes. Ainda, existem aqueles que se indagam se a educação sob a perspectiva do Método Montessori é benéfica para a criança.

Antes de esclarecermos esses pontos, porém, é importante conhecermos um pouco mais sobre a criadora do método, a médica Maria Tecla Artemisia Montessori, nascida em Chiaravalle, norte da Itália, no dia 31 de agosto de 1870. 

Então, sinta-se convidado para saber um pouco mais sobre a educação montessoriana. Aproveite o convite e continue a leitura.

Da Medicina para a Pedagogia: quem foi Maria Montessori?

Engenheira, Médica, Pedagoga, Pesquisadora e Antropóloga. Maria Montessori dedicou-se à Psiquiatria e começou a trabalhar com crianças que tinham alguma deficiência física ou cognitiva. 

Durante sua carreira, fez diversas observações na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma. Além disso, realizava pesquisas independentes sobre Pedagogia e Antropologia, o que a fez se interessar pela aprendizagem infantil.

Esse interesse ultrapassou as fronteiras teóricas, pois Montessori começou a criar estratégias, métodos e recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem das crianças. 

Em 1907, ela criou e coordenou a instituição Casa dei Bambini. Esse momento foi crucial para que ela desenvolvesse um olhar mais atento sobre a Educação Infantil. Com a proximidade das crianças, Montessori percebeu que elas gostavam muito de atividades práticas, já que ficavam mais interessadas nos objetos e nos materiais que permitiam interação.

Curiosamente, esses objetos não eram os brinquedos tradicionais, mas móveis e ferramentas, ou seja, aqueles que permitiam interação real, como construção, montagem e encaixe. Isso permitiu uma revolução dentro da sala de aula, porque Montessori começou a mudar a sua configuração, escolhendo móveis acessíveis para os pequenos.

Para essa transformação, ela colocou estantes mais baixas, móveis mais leves e brinquedos de montar, tudo que fosse adaptado para a Educação Infantil. Essa forma de organização permitia agora um novo olhar para o ensino de crianças: elas seriam as protagonistas do próprio processo de ensino.

Surgiu, então, a educação sob a perspectiva de Maria Montessori, inicialmente chamada de “Método da Pedagogia Científica Aplicado à Educação”, em 1909.  Posteriormente, essa Pedagogia recebeu o nome Método Montessori, que une o desenvolvimento biológico e mental da criança e oferece um novo papel para o professor.

O papel do professor na Educação Infantil sob a perspectiva do Método Montessori

O professor de Educação Infantil precisa ser formado em Pedagogia. A formação docente é indispensável para que o pedagogo receba toda a fundamentação teórica, e, por isso, ela não pode ser menosprezada. A diferença, contudo, é que a educação sob a perspectiva do Método Montessori muda a forma como o docente atuará na sala de aula. 

A mudança acontece porque o pedagogo sai do papel de único detentor do conhecimento e se transforma no mediador da aprendizagem. Em outras palavras, o professor oferecerá os materiais e permitirá que a criança os manipule de modo autônomo, fazendo-a desenvolver suas habilidades e suas competências por meio de tentativas e erros.

Para garantir isso, ele deve observar as crianças com muita atenção, com a finalidade de avaliar a interação com os objetos. A avaliação é feita regularmente, para verificar se o pequeno ainda tem interesse no brinquedo com o qual ele se entretém. Com isso, não se perde o potencial pedagógico dos objetivos.

O professor montessoriano também é mediador de conflitos e pode usar a mesa da paz para que as crianças estabeleçam laços de harmonia. Esses laços são importantes porque uma sala de aula montessoriana não é formada por alunos da mesma faixa etária, já que o ensino colaborativo faz parte da didática. Dessa forma, eles estudam com outros alunos com até três anos de diferença, para mais ou para menos, e, por isso, o bom convívio é fundamental.

Percebe-se, então, que o professor não tem a função tradicional de transmitir conhecimento. Em contraste com essa visão, pelo Método de Maria Montessori, ele é um facilitador do conhecimento e constrói um ambiente propício para a autonomia da criança.

Como montar um ambiente conforme o Método Montessori

Seja em sala de aula, seja em casa, o ambiente é muito importante para o desenvolvimento da criança. Por isso, a educação sob a perspectiva do Método Montessori considera como primeiro ponto de atenção a mobília, que deve ser acessível para os pequenos. Isso significa que os móveis precisam estar na altura adequada para que as crianças possam explorá-los conforme sua atenção.

Os brinquedos devem ser separados conforme níveis de dificuldade, do mais simples ao mais complexo. A sala de aula (ou o quarto da criança) não deve ter um centro, mas objetos de interação, como prateleiras, puffs e cadeiras em círculos. Além disso, normalmente realizam-se as atividades no chão, principalmente as de pintura e as de montagem.

Nas escolas, há uma cozinha adaptada para os pequenos. Eles podem cortar os alimentos, arrumar a mesa, limpar e lavar os utensílios, tudo com supervisão do adulto, mas sem a limitação das suas responsabilidades.

Os espaços de aula são individuais e grupais. As crianças têm liberdade para escolher seus brinquedos e devem ter paciência para esperar a sua vez de brincar. Elas também precisam organizar o espaço em que convivem, para mantê-lo arrumado e voltado para o bem-estar de todos.

Os benefícios do Método Montessori para o desenvolvimento infantil

A criança está na fase mais importante da sua vida, principalmente no que se refere ao período que vai até os 5 anos. Em razão disso, o Método Montessori ajuda a desenvolver aspectos cognitivos e emocionais que farão muita diferença no futuro delas.

A educação sob a perspectiva do Método Montessori permite que a criança observe o mundo ao seu redor com bastante atenção. Por causa disso, ela consegue ter mais sensibilidade e respeito em relação ao outro, já que será mais empática. Isso, inclusive, estimula o compartilhamento de objetos e brinquedos, além de facilitar o bom convívio. 

Além disso, a criança tem mais autonomia, pois interage com o ambiente ao seu redor. Ao montar, construir e brincar, ela desenvolve persistência, autoestima e independência. Somado a isso, há o desenvolvimento da coordenação motora, além de estimular a concentração e o senso de organização.

Com o Método de Maria Montessori, a criança reconhece seus próprios limites e torna-se cada vez mais independente. É por isso que sempre existem dúvidas em relação ao fato de o Método de Maria Montessori ser ou não construtivista.

A educação sob a perspectiva do Método Montessori é construtivista? 

Há muitas questões em relação ao Método Montessori ser construtivista. Essa questão permite muita discussão, principalmente porque o Construtivismo gera polêmicas, por ser um método, em teoria, novo. Como o construtivismo propõe que o aluno aprenda por meio da experimentação, o que Montessori também pregava, as especulações fazem todo o sentido.

Contudo, embora haja essa similaridade, o Construtivismo sugere que a aprendizagem ocorre a partir dos conhecimentos prévios, dentro de uma abordagem mais teórica. Dessa forma, o aluno (ou a criança) utiliza o que sabe para aprender o que não conhece, e o professor, para garantir isso, planeja as atividades com base nos conhecimentos anteriores. 

Dessa forma, pode-se considerar que a pedagogia montessoriana parte de uma concepção baseada no Construtivismo, mas utiliza métodos diferentes para estimular a aprendizagem, como a autonomia e a autoeducação. Para Maria das Graças de Castro Bregunci, autora do livro “Construtivismo: grandes e pequenas dúvidas”, de 2009, a preocupação com a criança é muito mais prática no método montessoriano, diferentemente do que ocorre no método construtivista.

As ideias de Montessori na Pedagogia da Phorte

Garantir a autonomia da criança é uma das formas de possibilitar uma aprendizagem efetiva, conforme o Método Montessori. Na graduação em Pedagogia da Phorte, nossos alunos, que serão os futuros professores da Primeira Infância, aprendem a ser mediadores do conhecimento e a prezar pela experiência no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, com os nossos estágios, é possível aplicar essa teoria na prática e colher os frutos da experiência ainda na graduação. Para fazer parte dessa graduação com um olhar único, faça sua inscrição aqui.

Artigos Relacionados

Comentários