Últimos dias para garantir até 25% OFF Condição por tempo limitado. Válido para cursos selecionados. Confira
Descubra como planejar ambientes educativos vivos e intencionais, inspirados em Pikler e Reggio Emilia, que estimulam autonomia, vínculos e múltiplas linguagens, elevando sua prática pedagógica.
Transforme o espaço em um aliado pedagógico que comunica, acolhe e educa.
Promova autonomia e autoria da criança em ambientes planejados com intenção.
Baseie sua prática nas pedagogias Pikler e Reggio, referências mundiais na infância.
Destaque-se criando espaços que fortalecem vínculos, criatividade e aprendizagens.
O curso A Organização dos Ambientes: Inspirações Reggio e Pikler propõe um mergulho nas pedagogias participativas que reconhecem o ambiente como o “terceiro educador”. A partir das inspirações de Emmi Pikler e Loris Malaguzzi, você aprenderá a planejar espaços que acolhem, provocam e favorecem aprendizagens significativas. Com foco na estética, na escuta sensível e na intencionalidade pedagógica, o curso mostra como ambientes educativos podem transformar práticas, fortalecer vínculos e promover a autonomia infantil.
Introdução às Pedagogias Participativas: histórico e contextos
Estudo das origens das pedagogias de Reggio Emilia e Pikler, compreendendo como, em contextos sociais de reconstrução, surgiram propostas que reconhecem a criança como sujeito de direitos e protagonista do próprio processo de aprendizagem
Reflexão sobre o papel da criança como centro do processo educativo, valorizando sua autonomia, sua voz e suas múltiplas linguagens, com base em uma escuta ativa e no respeito às singularidades de cada infância.
Análise da concepção reggiana que entende o espaço como parte ativa no processo de aprendizagem, configurando ambientes que acolhem, instigam e expressam a estética do encontro, da curiosidade e da criação coletiva.
Estudo da perspectiva de Emmi Pikler, que valoriza o vínculo afetivo, a previsibilidade do cuidado e o movimento livre, criando ambientes seguros que fortalecem autonomia e confiança desde os primeiros meses de vida.
Observação na abordagem reggiana
Exploração da observação como ato ético, estético e político, em que o educador se coloca como pesquisador sensível, capaz de compreender hipóteses e linguagens das crianças a partir dos rastros deixados no cotidiano.
Compreensão da observação como gesto de cuidado, em que o adulto respeita os ritmos e conquistas motoras, apoiando a criança em sua autonomia e oferecendo ambientes que potencializam descobertas.
Estudo das práticas de registro — fotográficas, audiovisuais e escritas — como instrumentos para refletir sobre os processos de aprendizagem e reorganizar ambientes, fortalecendo a coautoria entre educadores e crianças.
Explorando os ambientes de aprendizagem
Discussão sobre como os espaços são vividos pelas crianças e como a intencionalidade do educador pode transformá-los em ambientes de descoberta, expressão e pertencimento.
Análise de como o espaço comunica valores pedagógicos, oferecendo oportunidades de interação, autonomia e criatividade, tornando-se agente ativo do processo educativo.
Reflexão sobre a estética como valor pedagógico, em que luz, cores, texturas e organização se tornam convites à investigação, favorecendo relações mais poéticas e significativas com os espaços.
Estudo do vínculo afetivo com os ambientes educativos, compreendendo como a sensação de pertencimento fortalece identidade, vínculos sociais e a experiência da infância.
Exploração da criação de espaços simbólicos e poéticos que promovem sensibilidade, acolhimento e expressão criativa, cultivando o bem-estar e a conexão com o coletivo.
Análise da complementaridade entre espaços internos e externos, destacando o papel do contato com a natureza e a integração de diferentes ambientes no desenvolvimento infantil.

Ganhe o livro
Este livro é um convite para repensar a prática pedagógica a partir do olhar sobre a infância, seus tempos e processos de aprendizagem. A autora propõe princípios educativos que valorizam a autonomia, a comunicação e a estética dos espaços escolares, apresentando reflexões e recursos práticos para professores que desejam transformar a escola em um ambiente acolhedor, criativo e significativo.
208
Páginas
1ª
Edição
Autor(es)
Beatriz Trueba Marcano
Aqui você encontra os especialistas responsáveis que irão lhe ensinar todo o conteúdo para ficar a frente no mercado de trabalho.
Coordenador
Coordenadora de Pós-graduação em Educação Infantil numa Abordagem Pikleriana da Faculdade Phorte.
Pedagoga com Especialização em "Fundamentos de uma educação para o pensar" pela PUC SP e em Especialización en Desarrollo Infantil Temprano - EDIT, na Universidade de Cuyo, em Mendoza, Argentina. Atuou com professora, diretora e coordenadora pedagógica na rede municipal de educação de São Paulo. Participa de grupos de estudo e pesquisa em educação. Estudiosa das abordagens pikleriana ( 0a 3 anos) e malaguzziana (documentação pedagógica). Membro da Comissão de formação e Pesquisa da Associação Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra America. No Tessituras Centro de Formação e Pesquisa em Educação é assessora pedagógica. Autora do Livro: Pensando com Sofia pela Cortez Editora. Coordenadora e professora do Curso Especialização em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana da Faculdade Phorte, São Paulo.
Coordenador
Mestre
Coordenadora da Pós em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana pela Faculdade Phorte.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em LICENCIATURA PLENA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1973), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras José Olympio (1985) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação continuada e formação de professores.
Professor
Mestre
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pedagoga, pós-graduada em Neuropsicologia com enfoque em Neurologia Infantil (FCM Unicamp), especializada em Docência (tradução e interpretação em Libras), pesquisadora da Primeira Infância. Cursou MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Está cursando atualmente formação na Abordagem Pikler pela Associação Pikler Loczy – França. É membro da Rede Pikler Brasil, especialista na Abordagem Reggio Emilia, professora do curso de pós-graduação da Faculdade Phorte. Diretora pedagógica do Instituto Educacional Dona Carminha e fundadora da empresa Vivências Pedagógicas.
Professor
Especialista
Pedagoga, especialista em Gestão Escolar, especialista em Educação infantil, pós-graduada em Pedagogias Inovadoras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), especialista na Abordagem Reggio Emilia, especialista na Abordagem Pikler e cursando Pós-graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica na Faculdade Phorte. Pesquisadora da Primeira Infância. Vice-diretora do Instituto Dona Carminha e cofundadora da empresa Vivências Pedagógicas.
Este livro oferece um panorama completo sobre o envelhecimento, abordando os aspectos físicos, psicológicos e sociais que impactam a saúde do idoso, além de apresentar um programa de atividade física validado, com resultados comprovados em uma população de 130 idosos.
Autor:
Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Edison Duarte, José Rubens Rebelatto e Vicente Paulo Batista Dalla Déa.
Autor(es)
Transforme sua carreira com o curso de A Organização dos Ambientes: inspirações Reggio e Pikler
Certificado de conclusão
Você garante um certificado exclusivo do curso para utilizar como banco de horas.
Você garante um certificado exclusivo do curso para utilizar como banco de horas.
Receba em sua casa o Livro Espaços em Harmonia: propostas de atuação em ambientes para a infância
Investimento
R$ 279,00
Formas de pagamento:
-5% no pix
6x de parcelamento sem juros
Cursos Relacionados:
Compartilhe sua experiência conosco
Encontrou algum problema? Tem comentários ou sugestões? Compartilhe conosco e ajude a melhorar a Plataforma de Cursos Livres.