Quais são as áreas de atuação do licenciado em Pedagogia?

Ensino

O maior número de vagas para quem possui o diploma de Pedagogia volta-se ao ambiente escolar. Nesse espaço, o pedagogo pode dar aulas na Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em creches, escolas públicas e privadas, além de poder atuar na educação especial de crianças e jovens, e na formação e de jovens e adultos (EJA) e sua reintegração no ambiente acadêmico.

Gestão, coordenação e orientação pedagógica

Ainda no ambiente escolar, esse profissional pode fazer o acompanhamento e a orientação do trabalho de professores e funcionários, supervisionar a rotina escolar e avaliar o desempenho dos alunos, além de elaborar e coordenar planos e projetos pedagógicos.

Órgãos do governo

A área tem grande oferta de vagas em concursos públicos, com isso, podemos ressaltar que também é possível ao pedagogo atuar em órgãos públicos. O trabalho pode ser nas secretarias de educação, participando da elaboração de políticas públicas, e na fiscalização da legislação, de diretrizes escolares e do cumprimento de normas pelas unidades escolares.

Assessoria para a produção de brinquedos e materiais didáticos

O pedagogo também encontra vagas em editoras e sistemas de ensino, prestando assessoria na elaboração de materiais didáticos. Do mesmo modo, pode fazer pesquisas e consultorias para a indústria de brinquedos, antes e durante o desenvolvimento do produto.

Projetos e espaços de educação, cultura e lazer

Também é possível encontrar vagas em bibliotecas, museus, centros culturais, hotéis, na elaboração de atividades recreativas ou, ainda, no treinamento de funcionários. Empresas ou instituições do terceiro setor também procuram por esses profissionais, a fim de realizar projetos sociais e culturais de múltiplas naturezas.

Hospitais

Existe, ainda, a pedagogia hospitalar, em que o profissional é requisitado para desenvolver atividades para crianças e adolescentes internados. É uma intervenção comum em alas pediátricas, a qual traz um suporte emocional para os pacientes, contribuindo para o sucesso do tratamento.