Metodologia ativa propõe nova forma de aprendizado em sala de aula

Para quem aposta no ensino presencial e investe em inovação na sala de aula, há muitas formas de aprendizado que estimulam os alunos e despertam o seu real interesse pelos assuntos discutidos. O modelo tradicional, com lousa e giz, alunos como ouvintes e recipientes de conteúdos, sem grande troca de informações entre o aluno e o professor, está em desuso e não agrada mais os jovens contemporâneos, que têm uma natureza mais energética.

O uso de metodologias ativas em sala de aula

A contemporaneidade fez com que as instituições precisassem se adaptar para as novas tecnologias e metodologias de ensino, uma vez que o perfil dos alunos não é o mesmo de anos atrás. Todas as ferramentas utilizadas em aula refletem no comportamento dos alunos, razão pela qual é importante que o ambiente acadêmico esteja adequado às transformações tecnológicas educacionais.

Entre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem mais utilizadas e que entregam melhores resultados, podemos citar a sala de aula invertida (flipped classroom), o ensino por pares (peer instruction), o design thinking, a aprendizagem baseada em games e a gamificação.

LEIA TAMBÉM:

+ Faculdade Phorte apoia a Conferência de Educação, que traz Alfredo Hoyuelos ao Brasil
+ A Biblioteca da Phorte é uma das maiores do Brasil!
+ Conheça a Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista!

Quais são as metodologias ativas utilizadas pela Faculdade Phorte?

Em busca de uma educação mais inovadora, a Faculdade Phorte aposta nas tecnologias ativas como forma de tornar os alunos mais autônomos e capazes de construir uma trilha personalizada de conhecimentos teóricos e empíricos.

  1. Gestão em Ação

A disciplina Gestão em Ação, diferencial da Phorte, visa promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos diferentes conteúdos dos módulos do curso, com um projeto de atividade teórico-prática. A intenção é que os alunos se comprometam a manipular, analisar, produzir e avaliar conceitos, os quais serão transformados em projetos e produtos, permitindo que os alunos alcancem mais experiência e vivências práticas dos assuntos estudados. (Saiba mais aqui)

  1. Google For Education

Com o programa Google For Education, é proposto o uso de ferramentas compartilhadas para impactar os alunos e os professores na realização das aulas. A interatividade e a aprendizagem colaborativa, associadas às práticas do ensino híbrido, à utilização das ferramentas Google e ao uso de aplicativos de jogos educativos, realidade virtual, realidade aumentada e aulas invertidas, proporcionam um ensino inovador e tecnológico. Isso contribui para o incentivo à pesquisa e ao trabalho em equipe, bem como para a solução de desafios. Tudo para transformar o aluno no protagonista de sua própria aprendizagem.

Entre as inúmeras vantagens do Google for Education para o processo de aprendizagem, destacam-se as novas alternativas para que o professor acompanhe, de forma individualizada, o desenvolvimento das atividades do aluno. Por meio dessa metodologia, há uma maior interação professor-aluno, um melhor aproveitamento da turma, além da participação e do engajamento em fóruns de debate e webnários, entre outras atividades online.

Você também vai gostar:

Faculdade Phorte e Arena Bela Vista fortalecem projeto social em parceria com a Subprefeitura da Sé

Faculdade Phorte e Arena Bela Vista fortalecem projeto social em parceria com a Subprefeitura da Sé

São Paulo, 1º de agosto de 2025 — A Faculdade Phorte e a Associação Arena Bela Vista se reuniram na Subprefeitura da Sé para ampliar os investimentos em um projeto…
Em sua 20ª Edição, o Encontro Internacional Phorte conecta grandes nomes da educação física a profissionais de todo o Brasil.

Em sua 20ª Edição, o Encontro Internacional Phorte conecta grandes nomes da educação física a profissionais de todo o Brasil.

Entre os dias 19 e 27 de julho, a Faculdade Phorte realizou o 20º Encontro Internacional Phorte em sua sede na cidade de São Paulo. A edição seguiu a tradição…
1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil

1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil

No último final de semana (dias 26 e 27 de julho), a Faculdade Phorte sediou e promoveu o 1º Encontro Internacional de Pikler em São Paulo. O evento contou com referências da pedagogia…
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioRetornar as compras