Nos últimos anos, em que, devido à pandemia de Covid-19, quase todas as pessoas ficaram impedidas de acessar lugares que antes frequentavam livremente, a internet se mostrou um refúgio para que todos conseguissem continuar suas trajetórias de vida: encontrar e conversar com amigos e familiares; estar, de alguma forma, em contato com o que acontecia no mundo; e, por fim, investir seu dinheiro, ou seja, consumir.
Nesse momento, grandes, médias e pequenas empresas e empreendedores em geral descobriram e investiram pesado no marketing digital, para que seus negócios deslanchassem.
Mas o que é marketing digital? Vamos entender nos próximos tópicos.
O que é marketing digital?
É o investimento que se faz, monetariamente ou não, para que uma marca, um serviço ou uma empresa sejam vistos. Isso significa estabelecer estratégias para vender mais ou para se tornar mais conhecido.
O objetivo aqui é alcançar o público-alvo, os famosos “fregueses” de antigamente, e, com o recurso do digital, esse alcance não se limita apenas ao bairro em que se encontra a empresa.
Na verdade, as fronteiras estão cada vez mais sendo quebradas, e o alcance passa a ser global.
Importância do marketing digital e seus desafios
Uma coisa é fato: a internet rompe barreiras e fronteiras, e esse é o cenário ideal para que o marketing digital aconteça, pois possibilita às pessoas que acessem umas às outras. Ou seja, o marketing digital democratiza acessos.
No entanto, com mais pessoas acessando essa forma de venda, maior é a concorrência, certo?
Então, o desafio está em criar estratégias e maneiras de medir esse alcance constantemente, para que essa ferramenta seja potente e uma poderosa ponte entre empresário e consumidor.
2023 e os desafios atuais do marketing digital
É possível que se pense que em 2023 o marketing digital esteja perdendo forças e dando lugar à opção pela presença física.
No entanto, uma pesquisa realizada pela Accenture, feita com mais de 25 mil consumidores em 22 países, confirma que a pandemia modificou definitivamente o modo como as pessoas pensam no seu consumo. Ou seja, o marketing digital se mantém em alta, pela grande procura que se mantém pelas compras online.
No entanto, o cenário atual pede que determinadas estratégias, mais do que nunca, sejam seguidas na hora de investir no marketing online:
– Investir em tráfego orgânico.
– Considerar que o tráfego pago, ainda assim, mostra-se como uma opção importante.
– Basear-se constantemente em dados.
– Manter seus clientes engajados.
– Estar de olho nas tendências.
Um cliente conquistado é um compromisso para a vida útil da empresa. Mais do que conquistá-lo, é necessário mantê-lo ao seu lado.
Portanto, invista nesse relacionamento; saiba o que é preciso para atrair mais pessoas; entenda o que acontece no mundo dentro e fora da internet; meça seus alcances e mude de estratégia sempre que for preciso (e será, pois o mundo é dinâmico); esteja atento e seja honesto.
Com esses passos dados, aproveite o que a internet e o marketing digital têm de melhor a oferecer.
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