Marketing e Inteligência artificial andam lado a lado?

O mercado de Marketing e, mais especificamente, o de Marketing Digital, vem alcançando conquistas expressivas quando o assunto é entrega de resultados, respeito ao cliente e assertividade em suas aplicações.

A Inteligência Artificial (IA) e sua infinidade de recursos têm sido aliados definitivos nesse processo de evolução do Marketing Digital.

Vamos entender como essa aliança tem ocorrido e potencializado as vendas e as divulgações de produtos e serviços de uma empresa. 

Mas, primeiro, vamos entender melhor do que se trata cada um deles.

Marketing Digital

Trata-se, acima de tudo, de estratégias e métricas adotadas por uma empresa para que seus produtos e serviços encontrem o consumidor final, de forma online, fazendo com que este se converta em cliente. 

Ou seja, por meio da comunicação através dos canais digitais, uma empresa pode divulgar e vender seus produtos e serviços em pequena, média ou larga escala. 

Inteligência Artificial (IA)

As diversas formas como se tem apresentado a inteligência artificial ao longo do tempo fizeram com que nosso imaginário fosse povoado por uma série de projeções do que ela seria.

No entanto, o que está diante de nossos olhos (e dentro de nossas casas, ao alcance das mãos e dos ouvidos) é uma tecnologia totalmente já incorporada ao nosso dia a dia, e sendo implementada por empresas de diversos segmentos, de muitas formas diferentes.

Quer ver um exemplo? 

Quando você está navegando na Netflix, recebe uma série de recomendações com base no que já assistiu, certo? 

Ou seja, a empresa se utiliza de uma base de dados gerada por você, de acordo com seus gostos e hábitos. 

Esse compilado serve para traçar um perfil de “quem é você”, e por se tratar de dados apurados com a maior precisão possível, é quase impossível que a tecnologia não tenha acertado nas recomendações. 

Mas como esses recursos podem se juntar para criar a estratégia perfeita? 

A Inteligência Artificial no Marketing Digital

Como dito anteriormente, Marketing Digital diz respeito, acima de tudo, à comunicação. 

Portanto, essa tecnologia vem para mostrar que o Marketing só tem a ganhar ao se utilizar dela para aprimorar esses processos de comunicação, tanto de um lado quanto do outro, pois é importante que o cliente saiba o que tem disponível para ele no mercado, assim como é importante que o mercado saiba do que o cliente precisa para, assim, ofertar a ele. 

Como a Inteligência Artificial modifica e auxilia o Marketing Digital? 

Business Intelligence

Essas ferramentas, trazidas com os recursos da Inteligência Artificial, fazem com que haja uma precisão como nunca antes vista quando o assunto é traçar um perfil dos clientes e oferecer a eles o que precisam.

Essa estratégia é responsável por um número expressivo de conversões de comunicação em vendas.

Através de uma tecnologia de Big Data, os dados dos clientes são agrupados. Assim, é criada a noção de um ser único e subjetivo, que precisa ser “alimentado” com produtos que condizem com o seu perfil, e os resultados são entregas bem mais efetivas para os dois lados. 

ChatBots

Aqui há a otimização da experiência do usuário.

No atendimento ao cliente, em conversas por chat, são utilizados robôs em uma comunicação direta com ele. 

Nessas conversas é possível resolver rapidamente uma dor do cliente, solucionar um problema ou encaminhar uma solicitação com maior precisão, pois o chatbot também se baseia no histórico da relação do cliente com a marca. 

Ou seja, com essa ferramenta da Inteligência Artificial, oferece-se ao usuário uma solução rápida para suas questões e anseios. 

Realidade Aumentada

O Marketing Digital pode se beneficiar ao agregar essa ferramenta para compor cenários e levar ao usuário uma experiência mais real do que ele poderá encontrar nos produtos e serviços de uma empresa. 

Um exemplo de como tem sido usada é com lojas de móveis, onde o cliente pode “testar” como um móvel ficaria em sua sala. 

Empresas já oferecem esse recurso, no qual o usuário só precisa apontar a câmera de um celular para ver como um sofá se encaixa em sua decoração. 

Essa aproximação, na qual se insere um produto virtual no espaço físico, faz com que empresas saiam na frente quando se trata de uma venda ou da divulgação de seu produto. 

Impactos positivos da Inteligência Artificial na prática 

Como a tecnologia se baseia em dados e precisões, os recursos e o capital investido sofrem menos desperdícios, pois o caminho que se precisaria percorrer entre tentativas, erros e acertos ao entregar um produto é encurtado.

Ou seja, empresas conseguem gerar renda e conversão maiores, já que entregam o que de fato os consumidores necessitam. 

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