5 problemas gerados por não começar sua faculdade

1 – Menos oportunidades no mercado de trabalho

Você já deve ter ouvido falar que o mercado de trabalho é um ambiente extremamente competitivo, certo? Imagine que você esteja concorrendo a uma vaga de emprego com mais uma pessoa, e que esta já possui um diploma de graduação, diferentemente de você. Quem será que sairá na frente? Com certeza, a pessoa que for mais qualificada!

Profissionais que não possuem um currículo fortificado com uma bagagem de conhecimento teórico, geralmente são desvalorizados no mercado e, consequentemente, têm menos oportunidades de trabalho.

A qualificação por meio da obtenção de habilidades técnicas e de conhecimentos teórico-práticos oferecidos em cursos superiores é muito valiosa para o mercado de trabalho. Então, a dica é clara: busque agora uma faculdade, pois essa pode ser sua porta de entrada para conquistar a tão sonhada vaga.

2 – Salários menores

Outro problema de não começar uma faculdade são os baixos salários. Segundo dados da Education at a Glance, pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma pessoa com formação superior pode ganhar 140% a mais do que aquelas que têm só o diploma de Ensino Médio.

3 – Desenvolvimento tardio de competências e habilidades

“Tempo é dinheiro”. Esta é uma frase muito popular e que diz muito sobre este outro problema gerado por não se ter um diploma de nível superior: o desenvolvimento tardio de técnicas e habilidades.

O quanto antes você iniciar uma faculdade, mais você estará capacitado para ocupar bons cargos no mercado de trabalho, que podem oferecer salários maiores, como vimos no tópico anterior.

4 – Dificuldades em construir uma carreira bem-sucedida

Você já deve ter ouvido falar que a graduação é o primeiro degrau para uma carreira de sucesso, não é mesmo? Pois é, o contrário também é verdade.

Quando falamos em planejamento de carreira, existe um grande impasse ao não se concluir um curso superior, que é a estagnação. Essa palavra é uma vilã para se conseguir uma carreira de sucesso com estabilidade financeira.

As empresas estão, cada vez mais, investindo em capital intelectual. Desse modo, o conhecimento limitado, a falta de experiências e pouco networking limitam (e muito!) a construção de uma carreira sólida no mercado de trabalho.

Quando você possui um curso superior, pode até se programar para fazer um curso de pós-graduação na área, pois assim você nunca fica para trás!

5 – Dependência da sorte para conseguir oportunidades

Como nem tudo na vida é sorte, você deve estar ligado na sua atualização profissional por meio da educação, para não ficar dependente, única e exclusivamente, do acaso.

Busque sempre se atualizar! Assim você consegue projetar e planejar uma carreira de sucesso, e evitar situações de insatisfação com seu emprego ou, ainda, com sua posição no trabalho.

Os tópicos apresentados até aqui nos fazem chegar a uma conclusão: a falta de um curso superior pode gerar diversos problemas, principalmente quando falamos do mercado de trabalho.

Aí vai um conselho da Phorte, sua faculdade na Bela Vista: se gradue!

Além disso, buscar sempre evoluir na educação também pode trazer pontos positivos na sua vida pessoal, como o desenvolvimento do senso crítico.

Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!

Você também vai gostar:

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento exponencial do empreendedorismo jovem, com cada vez mais estudantes trocando os tradicionais planos de carreira por ideias inovadoras e a vontade de construir seus…
Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Rolagem infinita, notificações constantes, curtidas e comentários. As redes sociais moldam a forma como os jovens se relacionam, consomem informação e passam o tempo. Mas além de serem plataformas de…
Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem se transformado rapidamente nos últimos anos. Impulsionada por avanços tecnológicos, novas pesquisas em neurociência e uma crescente compreensão sobre o desenvolvimento…