Trabalho em equipe: sua importância na vida, na faculdade e no trabalho

O que significa trabalho em equipe?

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”  (Ayrton Senna) 

O que devemos entender, primeiramente, é que ninguém faz tudo sozinho. Nós sempre dependemos de outras pessoas e, por isso, precisamos saber que, quando um vence, todos vencem em uma equipe.

Ninguém nega que a competência do trabalho em equipe para o currículo pesa bastante. Mas você sabe o que é trabalho em equipe? É a capacidade de desenvolver projetos com diferentes pessoas, que, por sua vez, carregam variadas histórias, modos de viver e de encarar o mundo, ou seja, é a habilidade de executar uma tarefa ou solucionar um problema em comum.

Como o trabalho em equipe é baseado na participação e na união de diferentes pessoas, existe a possibilidade de ter uma junção de habilidades e conhecimentos, vivências diferentes, que podem somar na realização de uma tarefa em comum.

O trabalho em equipe possibilita diversas vantagens durante a realização de um projeto, por exemplo, no ambiente profissional ou na graduação.

Você também pode gostar de:

+ 5 apps/sites grátis para ajudar você a organizar os estudos

+ O que é networking: 6 dicas de como fazer e manter uma rede de relacionamentos

+ 7 dicas essenciais para aplicar a administração no cotidiano

Por que o trabalho em equipe é importante?

Saber trabalhar em equipe, de forma harmoniosa e sinérgica tem grandes pontos positivos para a realização de um projeto. A seguir, listamos vantagens de se trabalhar em equipe:

  • » alto desempenho das equipes, ou seja, trabalho em equipe com foco em resultados;
  • » troca de conhecimentos e experiências;
  • » colaboração entre profissionais com diversas competências e habilidades individuais, que somam positivamente ao conjunto;
  • » solução de problemas com a visão de diferentes pontos de vista;
  • » qualidade no clima organizacional;
  • » acelera a realização de projetos;
  • » competitividade saudável no ambiente de trabalho;
  • » fortalecimento da união, do senso de empatia e da coletividade, além da promoção ao respeito às diferenças.

Como melhorar o trabalho em equipe?

Como toda competência e habilidade, podemos sempre nos esforçar para desenvolver melhor nossas capacidades. Para te ajudar, traçamos alguns pontos para desenvolver sua capacidade de trabalhar bem em equipe:

Esteja aberto a trabalhar em conjunto: enxergue o trabalho em equipe como uma oportunidade de expandir seu horizonte e conhecer pessoas novas, em vez de enxergar como uma obrigação. Dessa forma, você conseguirá se abrir para desenvolver o espírito coletivo.

Proatividade e comprometimento: não deixe de ser proativo e comprometido com seu trabalho – e com a tarefa da equipe –, sempre buscando contribuir da melhor maneira, sem invadir o espaço dos colegas.

Saiba quando é hora de ouvir: nunca saberemos de tudo, isso é um fato; e, por isso, ouvir a opinião e a experiência das outras pessoas pode ser muito frutífero para o trabalho em comum. Além de que, ouvir os outros pode aumentar seu conhecimento em diversos assuntos.

Comunicação não violenta (CNV): essa é uma abordagem que visa à construção de relacionamentos autênticos, honestos e transparentes, com o objetivo de criar uma conexão com o outro, com uma forma mais leve.

Seja flexível: saber quando é hora de ceder é uma das premissas para conseguir desenvolver a competência do trabalho em equipe.

Respeitar as diferenças: cada profissional, colega de estudos ou parceiro de projeto tem sua própria maneira de enxergar o mundo, por isso, é importante sempre respeitar as diferenças. Afinal, tornar o trabalho em equipe tão valorizado é a possibilidade de unir diferentes pessoas.

Trabalhe sua inteligência emocional: quando nos colocamos em situações que carecem de equilíbrio, uma das áreas que podemos investir em melhorar é a nossa inteligência emocional. Justamente porque, nesses contextos, é de extrema importância que saibamos lidar com nossos sentimentos, para então, saber lidar com o outro.

Faça uma faculdade forte: assim, você consegue aprender, na prática, como trabalhar em equipe, por meio das disciplinas diferenciais nos cursos de gestão.

Curtiu as dicas? Com certeza conseguimos perceber que o trabalho em equipe é de extrema importância e, por mais que às vezes pareça difícil, devemos tentar sempre nos desenvolver nesse sentido, de modo a melhorar nossa maneira de integrar uma equipe.

Confira os cursos de graduação presenciais e ensino a distância (EAD) da Faculdade Phorte, sua faculdade da Bela Vista!

Artigos Relacionados

Comentários