Orçamento Empresarial: desenvolva sem complicações

Capa - Blog - Orçamento Empresarial

Todo empreendedor que tem suas oportunidades e estratégias mapeadas, sabe que um orçamento empresarial bem estruturado faz toda a diferença. E neste cenário, não importa o tamanho do empreendimento e nem das metas estipuladas. Esse planejamento se adapta a todas as necessidades do negócio.

Portanto, você gestor deve incluir uma estruturação do orçamento empresarial, caso não tenha um, na rotina da sua empresa. E se você já faz uso deste controle financeiro, essa é uma ótima oportunidade para revisitá-lo.

E para te ajudar nessa missão, produzimos este conteúdo exclusivo, com dicas e informações valiosas para seu orçamento empresarial.

Neste artigo você verá:

• O que é um orçamento empresarial?
  • Vantagens do orçamento empresarial
  • Orçamento empresarial: como fazer?
  • Ferramentas para otimizar seu orçamento
  • Quem pode fazer o orçamento empresarial?

E um bônus: a apresentação especial do nosso Curso de Processos Gerenciais, que tem “Análise de Custos e Orçamento Empresarial” como uma das matérias chave.

Boa leitura!

O que é orçamento empresarial?

Orçamento empresarial nada mais é do que um planejamento orçamentário do negócio, que tem como base o detalhamento de todas as receitas e despesas. É através dele que as metas e objetivos são definidos.

Com um orçamento empresarial em mãos, os gestores podem definir a competitividade do negócio, assim como a saúde financeira. Estas informações são utilizadas estrategicamente e cruzadas com as perspectivas do mercado e os objetivos do negócio.

Entre os elementos que compõem este orçamento estão:

• Planejamento de vendas
  • Projeção das deduções de vendas
  • Orçamento de custos de produção
  • Orçamento de gastos com pessoal
  • Orçamento de despesas operacionais
  • Orçamento de investimentos

Vantagens de um orçamento empresarial

Agora que você já entendeu o que é um orçamento empresarial, deve estar se perguntando: quais as vantagens de utilizar esse planejamento na empresa, não é?

O fato é que todo negócio bem sucedido, precisa de um direcionamento tanto para seus investimentos e oportunidades, quanto para identificar fraquezas e barreiras. O orçamento empresarial tem como principal vantagem a projeção dos custos e lucros da empresa, o que facilita a tomada de decisões.

Mas os benefícios não terminam por aí. Vejamos algumas importantes vantagens  em utilizar o orçamento empresarial.

1. Redução de custos ao aumentar a amplitude do controle;
  2. Garante uma maior conformidade fiscal e legal;
  3. Otimiza estratégias de médio e longo prazo;
  4. Melhora o controle de custos e a previsão do fluxo de caixa;
  5. Estabelece metas financeiras mais confiáveis;
  6. Otimiza e qualifica a tomada de decisões, inclusive financeiras.

E entre outros benefícios, também podemos citar a agilidade para evitar a liquidez das despesas, e o auxílio na estabilidade financeira.

Quem pode fazer o orçamento empresarial?

Mas afinal, quem deve ser o responsável pelo orçamento empresarial dentro das instituições?

Em muitos casos, este planejamento fica a encargo do departamento administrativo/financeiro. Mas em alguns casos, de modo mais específico, é o profissional de processos gerenciais, que cuida deste orçamento.

Mas é preciso levar em consideração, que o orçamento empresarial deve ser um relatório feito em conjunto com todos os departamentos.