A competitividade no trabalho faz com que muitos profissionais se questionem o que poderiam fazer para ampliar mais suas habilidades e, consequentemente, suas oportunidades nos negócios. Também surge a dúvida de como se empenhar para maior capacitação acadêmica. É vantajoso se tornar um profissional especialista ou generalista? As respostas podem ser diversas, principalmente com relação à área de atuação, ao tipo de carreira ou às funções a serem desempenhadas. Porém, de acordo com o Prof. Dr. Renato de Almeida, docente da graduação em Administração da Faculdade Phorte, é interessante que o profissional da área da Administração tenha um perfil generalista.
Pensando no cotidiano dos administradores, não é possível ser um especialista se também não nutrir o perfil generalista. Hoje em dia, muitas graduações em Administração priorizam determinadas temáticas na grade curricular, mas a Faculdade Phorte, por exemplo, tem certa preferência pela prática, incluindo na sua matriz curricular, desse modo, disciplinas mais genéricas, como Finanças e Marketing, com o intuito de formar um profissional qualificado para as diversas áreas do mercado.
Recebendo uma visão generalista sobre liderança, gerenciamento, marketing e contabilidade, os profissionais são mais valorizados nas áreas em que se exige uma visão macro dos negócios, como é o caso dos cargos de direção nas empresas. Atualmente se busca a versatilidade do administrador generalista, o qual, para produzir resultados bons e efetivos, também deve compreender e lidar com conhecimentos específicos, quando necessário ou solicitado.
Você sabia que a graduação em Administração é uma das três mais buscadas pelos jovens no Brasil? Caso você também seja um dos que têm interesse pelo curso, aproveite para conhecer o bacharelado oferecido pela Faculdade Phorte. Inscreva-se e faça parte do nosso time de alunos!
Fonte: administradores.com.br; oglobo.globo.com; profissionaldesucesso.com.br