Gestão da qualidade é uma das estratégias organizacionais mais importantes para a empresa se diferenciar e, assim, prosperar no mercado. Por isso, vamos falar sobre o que é, qual importância e qual área está relacionada com a gestão de qualidade.
O que é gestão de qualidade?
Resumidamente, gestão de qualidade é um conjunto de ações estratégicas que permitem ter uma visão sistêmica de todos os processos de uma empresa ou organização, visando à qualidade máxima de processos, produções e serviços.
Dessa forma, sua aplicação é voltada para dirigir e controlar os processos organizacionais, envolvendo os diversos setores: contabilidade, RH, gestão de dados, entre outros. Assim, a melhoria dos processos e, consequentemente, dos produtos e serviços pode ser garantida, sempre com foco na satisfação dos clientes.
8 princípios da gestão de qualidade:
1. Foco nos clientes.
2. Liderança.
3. Engajamento.
4. Melhoria.
5. Tomada de decisão.
6. Gestão de relacionamento.
7. Abordagem de processos.
8. Visão sistêmica.
Qual a importância da gestão de qualidade?
O crescimento da competitividade de mercado, com o aumento da concorrência, obrigou as empresas a olharem com mais atenção para a qualidade de seus produtos e serviços, para que, dessa forma, alcancem a diferenciação.
Nesse sentido, a gestão de qualidade é uma grande aliada para as empresas conquistarem a diferenciação de mercado, justamente porque possibilita diversos benefícios e vantagens, entre eles:
• Melhoria na organização interna e na cultura organizacional.
• Maior engajamento dos colaboradores.
• Redução de custos operacionais.
• Aumento da competitividade de mercado.
Dessa forma, a gestão de qualidade está relacionada principalmente com os processos administrativos de uma empresa, incluindo: Administração, Processos Gerenciais, Logística e Recursos Humanos.
Gestão de qualidade na prática
Então, como vimos, para aumentar a competitividade da sua empresa, é imprescindível que os produtos e serviços oferecidos tenham qualidade e incluam uso eficiente de recursos, baixo impacto ambiental e satisfação de todos os envolvidos.
1. Verifique a origem da matéria-prima.
2. Mantenha todos os setores em ordem e limpos.
3. Envolva as pessoas na qualidade.
4. Treine todos os seus funcionários.
5. Faça pesquisas de satisfação dos clientes e dos colaboradores.
6. Avalie o desempenho e tome decisão com base em dados.
7. Corrija as falhas.
8. Sempre tenha em mente: se a qualidade do produto for boa, o preço passa quase despercebido pelos clientes.
9. Utilize a estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir).
10. Obtenha os certificados de todos os seus produtos e serviços. As normas da série ISO 9000, por exemplo, têm reconhecimento internacional.
Portanto, agora que sabemos um pouco mais sobre a gestão de qualidade e sua importância nas organizações, podemos perceber o quanto essas práticas são necessárias e estão em consonância com diversas áreas de uma empresa, como Administração, Processos Gerenciais, Logística e Recursos Humanos.