Diferença entre administração de pessoas e desenvolvimento de pessoas

Quando nos referimos à ampla área de Recursos Humanos, falamos sobre um conjunto de funções e tarefas que compreendem a valorização e a gestão das pessoas de uma empresa. Então, estamos falando de administração e desenvolvimento de pessoas.

Essas duas subáreas, por mais que pareçam desempenhar os mesmos papéis, têm suas próprias características e funções dentro de uma organização, ambas de extrema importância.

O profissional de RH pode atuar em inúmeras funções e, consequentemente, ter diferentes cargos, como:

• Gestor de Recrutamento e Seleção;

• Consultor de Recursos Humanos;

• Supervisor ou Analista de Cargos, Salários e Carreiras;

• Analista de Treinamento e Capacitação; Analista de Recursos Humanos; Analista de Recrutamento e Seleção; Analista de Cargos e Salários; Analista de Desenvolvimento Humano; entre outros;

• Gerente ou Diretor de Recursos Humanos.

Considerando cada cargo e de cada escopo de trabalho, existirão atividades que ora pertencerão à administração de pessoas, ora ao desenvolvimento de pessoas, tudo no guarda-chuva da profissão de Recursos Humanos.

Administração de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas

A principal diferença entre as duas práticas da área de RH é que uma é mais voltada para resolver processos e documentos, e a outra é mais voltada para desenvolver competências e contribuir para a satisfação e o engajamento de cada colaborador.

Assim, as duas áreas se dividem em:

• Administração de Pessoas: envolve as questões de legislação trabalhista, relação com os sindicatos, salários e benefícios, segurança, entre outras tarefas.

• Desenvolvimento de Pessoas: envolve todo o processo de recrutamento, seleção,  treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de carreira, pesquisa de clima organizacional, entre outros processos.

Claro que, no dia a dia das organizações, muitas vezes, o mesmo profissional de RH poderá concentrar tarefas das duas áreas. De qualquer modo, ambas as subáreas são de vital importância para o bom funcionamento das empresas, já que contribuem para que os colaboradores se mantenham satisfeitos em seus ambientes de trabalho.

Como trabalhar com RH?

Se o seu desejo é seguir carreira na área de Recursos Humanos, um bom começo é investir na sua formação por meio de uma faculdade de RH, por exemplo.

O que estuda uma faculdade de RH? Basicamente, a profissão Recursos Humanos exige que o profissional esteja apto a trabalhar com recrutamento, seleção, legislação trabalhista e avaliação de desempenho; por isso, esses são alguns conteúdos estudados no Tecnólogo em RH. A Faculdade Phorte disponibiliza a matriz curricular completa no site. Para mais detalhes, acesse a página do curso.

Por isso, se você almeja se dedicar a essa área, a faculdade de RH é uma das melhores escolhas para começar!

Você também vai gostar:

Mercado de trabalho para RH: áreas e carreira

Mercado de trabalho para RH: áreas e carreira

O mercado de trabalho para RH está cada vez mais valorizado e cheio de oportunidades. O setor deixou de ser apenas operacional e passou a ocupar um papel estratégico dentro…
Como se destacar no mercado de trabalho? Saiba por onde começar

Como se destacar no mercado de trabalho? Saiba por onde começar

Saber como se destacar no mercado de trabalho é de suma importância para quem busca boas oportunidades e crescimento profissional. Empresas de todos os setores buscam profissionais preparados, adaptáveis e que…
Por que cursar Licenciatura em Pedagogia com foco na primeira infância?

Por que cursar Licenciatura em Pedagogia com foco na primeira infância?

Sabe aquela admiração que você sente ao ver uma criança descobrindo o mundo? A primeira infância é um momento mágico, e quem trabalha nessa área tem um papel incrível! Se você…