Aqui você pode escolher fazer 80 horas, com a imersão completa, ou escolher os módulos da sua preferência.
Com certificado
Educação Psicomotora:
Teoria e prática para inspirar o cotidiano escolar
O curso propõe uma imersão teórica e prática sobre os fundamentos da educação psicomotora.
Carga horária: 80 horas
Rua Martiniano de Carvalho 170
Com certificado de Conclusão
Início: 25 de outubro
Ementa da formação
Módulo 01
O curso oferece imersão teórica e prática nos fundamentos da educação psicomotora na primeira infância, com base na teoria de Henri Wallon. Propõe refletir sobre práticas pedagógicas, valorizando corpo, movimento e afetividade no desenvolvimento infantil. Na prática, os participantes vivenciarão atividades psicomotoras alinhadas à BNCC, favorecendo diálogo entre teoria e prática e a construção de estratégias pedagógicas sensíveis às singularidades das crianças.
O módulo pode ser adquirido separadamente
Módulo 02
O curso aborda a alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir da perspectiva psicomotora, relacionando corpo, afetividade e linguagem escrita. Valoriza as manifestações corporais como formas legítimas de comunicação e aprendizagem, propondo práticas pedagógicas que reconhecem o corpo como linguagem. Na parte prática, os participantes vivenciarão atividades psicomotoras voltadas à alfabetização e trocarão experiências para construir estratégias pedagógicas sensíveis às singularidades infantis.
O módulo pode ser adquirido separadamente
Módulo 03
O curso discute a Psicomotricidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da teoria psicogenética de Henri Wallon, considerando afetividade, conhecimento e ato motor. Propõe refletir sobre práticas pedagógicas que valorizem o movimento, a autonomia e o corpo como mediador da aprendizagem. Os participantes repensarão suas práticas, reconhecendo singularidades e saberes das crianças. No sábado, haverá vivência em uma escola do programa Escola Aberta, e no domingo, socialização das experiências e elaboração de propostas alinhadas à BNCC.
O módulo pode ser adquirido separadamente
Módulo 04
O curso propõe refletir sobre a educação inclusiva, articulando aspectos históricos, sociais e políticos da deficiência e os debates sobre diversidade. Parte da ideia de que a sociedade deve se adaptar para garantir cidadania plena, reconhecendo a escola como espaço central de inclusão. A partir da Psicomotricidade, serão discutidos desafios e elaboradas atividades inclusivas, estimulando práticas pedagógicas sensíveis, críticas e aplicáveis ao cotidiano escolar.
O módulo pode ser adquirido separadamente
Metodologia interativa, unindo teoria e prática com vivências psicomotoras, estudos de caso e construção coletiva de estratégias pedagógicas inclusivas.
Imersão teórica e prática
O curso propõe reflexão sobre as práticas
pedagógicas à luz
da Psicomotricidade.
Análise e planejamento pedagógico:
Por meio de discussões e casos, os participantes repensarão a prática pedagógica e planejarão atividades que respeitem o ritmo e a singularidade da criança.
Vivência prática:
No curso, os participantes terão oportunidade de experimentar atividades psicomotoras aplicáveis ao cotidiano escolar.
Contexto real:
O curso, em 29 de novembro, será realizado no Programa Escola Aberta (Prefeitura de São Paulo), oferecendo aos participantes vivências de atividades psicomotoras aplicáveis ao cotidiano escolar.
Reflexão contínua:
Todas as atividades serão acompanhadas de momentos de reflexão e discussão, fortalecendo a integração entre teoria e prática.
Aqui você vai conhecer a profissional que ministrará a aula e um pouco da sua trajetória.
Doutoranda e Mestra em Educação pela PUC-SP. Pedagoga e Educadora Física, com especializações em Psicomotricidade, Neurociência Aplicada à Educação, Infância e Desenvolvimento Social, e Orientação Educacional.
Pesquisadora da teoria psicogenética de Henri Wallon, dedica-se a estudos sobre infância, afetividade, corporeidade e relações interpessoais na escola. É sócia titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade desde 2017 e docente em cursos de especialização na área.
Possui 18 anos de experiência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atua na formação de professores, elaboração de materiais pedagógicos e planos de ensino individualizados. Participa de eventos acadêmicos, com apresentações, organização de seminários e publicações científicas.
Atualmente, é professora no curso de especialização em Educação Psicomotora da Faculdade Phorte.
Aqui você vai conhecer a profissional que ministrará a aula e um pouco da sua trajetória.
Doutoranda e Mestra em Educação pela PUC-SP. Pedagoga e Educadora Física, com especializações em Psicomotricidade, Neurociência Aplicada à Educação, Infância e Desenvolvimento Social, e Orientação Educacional.
Pesquisadora da teoria psicogenética de Henri Wallon, dedica-se a estudos sobre infância, afetividade, corporeidade e relações interpessoais na escola. É sócia titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade desde 2017 e docente em cursos de especialização na área.
Possui 18 anos de experiência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atua na formação de professores, elaboração de materiais pedagógicos e planos de ensino individualizados. Participa de eventos acadêmicos, com apresentações, organização de seminários e publicações científicas.
Atualmente, é professora no curso de especialização em Educação Psicomotora da Faculdade Phorte.
Janice Rico Cabral e Renata Pinto são as coordenadoras da ação de Educação Psicomotora na PHORTE, que inclui o ciclo de formação e a pós-graduação em Educação Psicomotora. Elas estarão presentes nos encontros, colaborando e dialogando com a professora convidada.
Doutoranda e Mestre em Ciências (USP), com ênfase em Pediatria. Psicomotricista, Fisioterapeuta e Professora de Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício, Obesidade e Emagrecimento, Ergonomia, Gestão em Saúde e Equoterapia. Pesquisadora no Instituto da Criança e do Adolescente – HCFMUSP e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professora em cursos de Psicopedagogia, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem. Idealizadora da Fisioteen, palestrante e coordenadora da pós-graduação em Educação Psicomotora da Faculdade Phorte.
Psicóloga e Especialista em Psicomotricidade. Instrutora de
Mindfulness Qualidade de Vida e Mindfulness Criança e Adolescente. Supervisora de oficinas em Psicomotricidade, oferece cursos de formação corporal para psicomotricistas e programas de mindfulness para profissionais de diferentes áreas. Sócia titular e membro da Comissão
Acadêmica da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Coordenadora e docente do curso de Pós-Graduação em Educação Psicomotora da Faculdade Phorte.
O Ciclo de Cursos de Extensão em Psicomotricidade da Faculdade Phorte – 2025 promove reflexões críticas sobre práticas pedagógicas, considerando concepções de pessoa, infância e cultura escolar. Com base nos fundamentos da Psicomotricidade, busca ampliar o olhar sobre o desenvolvimento infantil e discutir possibilidades concretas de atuação no ambiente escolar, reconhecendo o corpo como território de aprendizagem, comunicação e vínculos.