Uma das preocupações nos cursos de Pedagogia em São Paulo é deixar claro a diferenciação entre alfabetização e letramento, porque são dois conceitos essenciais da Educação.
Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
Em linhas gerais, alfabetização é o processo em que são desenvolvidas as habilidades de leitura e de escrita, e letramento é a capacidade de utilizar a leitura e a escrita de forma prática.
Desse modo, o letramento é um domínio mais aprofundado do sistema de escrita, pois implica dominar também a pragmática da linguagem, ou seja, o uso da língua no cotidiano, em seus contextos variados.
Essas diferenças também configuram distintas metodologias de ensino para cada objetivo. Por exemplo, no processo de alfabetização, o pedagogo foca na aprendizagem da língua; já no processo de letramento, foca em habilitar o aluno a utilizar a escrita e a leitura em contextos diferentes, como a organização de discursos, por exemplo. Mas não é só!
Metodologias do processo de alfabetização e letramento
O processo de alfabetização é aquele em que ocorre o ensino-aprendizagem de um sistema linguístico. Assim, o aluno é capacitado a ler e a escrever.
Pontuamos aqui duas principais metodologias para o processo de alfabetização e letramento, que podem acompanhar os alunos durante os ciclos escolares: a tradicional e a construtivista.
• Método tradicional: é centrado no professor e presume que a aula deva ocorrer somente em sala, com aulas expositivas em que o educador ensina a matéria, passa exercícios e os corrige.
• Método construtivista: baseado na corrente de Jean Piaget, esse método permite que os alunos construam seus conhecimentos de acordo com suas individualidades. Assim, essa metodologia faz a união entre fala, escrita e leitura durante o processo.
Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar!