Na imagem está escrito: 1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil. Nela, vemos uma professora ruiva, usando uma blusa de mangas compridas laranja e uma calça jeans. Ela segura um bebê que está interagindo com um brinquedo analógico. Ao fundo, vemos o ambiente escolar.

1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil

Com a presença de especialistas nacionais e internacionais, o evento reuniu 400 educadores do Brasil e fortaleceu a aplicação da abordagem Pikler na educação nacional.

No último final de semana (dias 26 e 27 de julho), a Faculdade Phorte sediou e promoveu o 1º Encontro Internacional de Pikler em São Paulo. O evento contou com referências da pedagogia e da abordagem Pikleriana – como Sonia Kliass, Myrtha Chokler, Gabriela Gresores, Bete Godoy e Maria Helena Pelizon – para refletir o papel dos profissionais que atuam com bebês e crianças. Essa primeira edição aprofundou a teoria para 400 educadores de todo o país.

Fábio Mazzonetto - homem grisalho, com barba e bigode também grisalhos - está usando um terno cinza claro, uma camisa social branca e uma gravata amarela. Ele está segurando uma Comenda da Educação Física.

De acordo com o professor Fábio Mazzonetto, diretor e mantenedor da Faculdade Phorte, o evento é um marco extremamente importante para a área educacional. O Diretor da Faculdade Phorte reafirma ainda a participação de especialista internacionais. Em suas palavras o evento contou com “a presença de profissionais que militam na área da educação e que trazem o que é mais importante – principalmente na abordagem de Pikler”.

Cintia – coordenadora pedagógica da rede municipal de Jundiai Tammy é uma mulher de cabelos castanhos e lisos, que está de perfil enquanto dá seu depoimento durante o 1ª Encontro Internacional de Pikler. Ela usa uma camisa solcial azul clara, tem uma credencial do evento ao redor do pescoço e um óculos de sol na cabeça.

Outro ponto marcante do encontro foi o lançamento da edição brasileiro do livro “A Aventura Dialógica da Infância: uma abordagem neuropsicossocial do desenvolvimento infantil, de Myrtha H. Chokler. A autora argentina não apenas estava presente para autografar a obra, mas também foi uma das palestrantes. Foi a primeira vez que ela viu seu trabalho traduzido e publicado pela Editora Phorte, “é um prazer e um privilégio ver esse livro – meu livro – que resume toda a história de trabalho, de investigação e de dedicação a infância”.

Para os participantes, o encontro foi um marco e uma forma de adquirir e aprofundar competências em uma abordagem que está crescendo de maneira consistente na pedagogia. A Tammy – que veio do Rio Grande do Sul – descreveu a experiência como enriquecedora: “a gente achou maravilhoso. O tema tem muito a ver com minha pesquisa de mestrado e achei tudo muito interessante”. Cintia – coordenadora pedagógica da rede municipal de Jundiaí – acrescenta que o conteúdo a ajudou em sua prática profissional, “como sou coordenadora pedagógica, isso vai me ajudar também nas formações com a equipe”, acrescentou.

Origem e futuro do Encontro Internacional de Pikler

A abordagem Pikler começou a ser desenvolvida em 1940 pela pediatra húngara Emmi Pikler. Em seu trabalho, a especialista propõe uma nova forma de olhar para o bebê, reconhecendo-o como sujeito ativo no próprio desenvolvimento. Processo que resulta da liberdade de movimento, da autonomia e da relação respeitosa com o adulto.

A perspectiva foi consolidada como técnica de atenção pediátrica integral pela experiência da húngara na direção do Instituto Loczy, em Budapeste e, nas décadas que se seguiram, começou a ser inserida no contexto pedagógico. Educadores começaram a reconhecer que as diretrizes de Pikler —respeito ao tempo de cada criança, escuta atenta e cuidado — ofereciam uma base potente para práticas pedagógicas coerentes com o desenvolvimento infantil.

Ao permitir que a criança explore o ambiente e desenvolva suas habilidades motoras no próprio ritmo, o educador favorece uma aprendizagem mais significativa, baseada na autonomia e na descoberta ativa. O princípio estabelece uma base para a valorização da escuta, da independência, da presença e do respeito como partes essenciais do processo de educar, e vêm transformando práticas em creches e escolas de educação infantil em todo o mundo.

Com o 1º Encontro Internacional de Pikler, a Phorte Educacional dá um passo importante na consolidação da abordagem no Brasil. Os 400 educadores reunidos saíram do evento com formação para lidar com as necessidades da infância e para desenvolver uma aprendizagem significativa. A proposta para a próxima edição é, além de continuar essa mudança, alcançar cada vez mais pessoas e manter a atualização frente as descobertas e inovações na abordagem Pikler.

Você também vai gostar:

Em sua 20ª Edição, o Encontro Internacional Phorte conecta grandes nomes da educação física a profissionais de todo o Brasil.

Em sua 20ª Edição, o Encontro Internacional Phorte conecta grandes nomes da educação física a profissionais de todo o Brasil.

Entre os dias 19 e 27 de julho, a Faculdade Phorte realizou o 20º Encontro Internacional Phorte em sua sede na cidade de São Paulo. A edição seguiu a tradição…
1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil

1º Encontro internacional Pikler marca avanço da abordagem pedagógica no Brasil

No último final de semana (dias 26 e 27 de julho), a Faculdade Phorte sediou e promoveu o 1º Encontro Internacional de Pikler em São Paulo. O evento contou com referências da pedagogia…
Imersão de Tradução Audiovisual Oferece Aulas Práticas Gratuitas com Certificado

Imersão de Tradução Audiovisual Oferece Aulas Práticas Gratuitas com Certificado

Participe da Imersão de Tradução Audiovisual da Faculdade Phorte, com aulas online e práticas sobre legendagem, dublagem, tradução para games e audiodescrição.
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioRetornar as compras