No último final de semana (dias 26 e 27 de julho), a Faculdade Phorte sediou e promoveu o 1º Encontro Internacional de Pikler em São Paulo. O evento contou com referências da pedagogia e da abordagem Pikleriana – como Sonia Kliass, Myrtha Chokler, Gabriela Gresores, Bete Godoy e Maria Helena Pelizon – para refletir o papel dos profissionais que atuam com bebês e crianças. Essa primeira edição aprofundou a teoria para 400 educadores de todo o país.

De acordo com o professor Fábio Mazzonetto, diretor e mantenedor da Faculdade Phorte, o evento é um marco extremamente importante para a área educacional. O Diretor da Faculdade Phorte reafirma ainda a participação de especialista internacionais. Em suas palavras o evento contou com “a presença de profissionais que militam na área da educação e que trazem o que é mais importante – principalmente na abordagem de Pikler”.
Legenda da imagem:
Fábio Mazzonetto, Fundador e Diretor Geral da Phorte Educacional.

Outro ponto marcante do encontro foi o lançamento da edição brasileiro do livro “A Aventura Dialógica da Infância: uma abordagem neuropsicossocial do desenvolvimento infantil”, de Myrtha H. Chokler. A autora argentina não apenas estava presente para autografar a obra, mas também foi uma das palestrantes. Foi a primeira vez que ela viu seu trabalho traduzido e publicado pela Editora Phorte, “é um prazer e um privilégio ver esse livro – meu livro – que resume toda a história de trabalho, de investigação e de dedicação a infância”.
Legenda das fotos:
Cintia – coordenadora pedagógica da rede municipal de Jundiai.
Tammy – mestranda em abordagem Pikler.
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Para os participantes, o encontro foi um marco e uma forma de adquirir e aprofundar competências em uma abordagem que está crescendo de maneira consistente na pedagogia. A Tammy – que veio do Rio Grande do Sul – descreveu a experiência como enriquecedora: “a gente achou maravilhoso. O tema tem muito a ver com minha pesquisa de mestrado e achei tudo muito interessante”. Cintia – coordenadora pedagógica da rede municipal de Jundiaí – acrescenta que o conteúdo a ajudou em sua prática profissional, “como sou coordenadora pedagógica, isso vai me ajudar também nas formações com a equipe”, acrescentou.
Origem e futuro do Encontro Internacional de Pikler
A abordagem Pikler começou a ser desenvolvida em 1940 pela pediatra húngara Emmi Pikler. Em seu trabalho, a especialista propõe uma nova forma de olhar para o bebê, reconhecendo-o como sujeito ativo no próprio desenvolvimento. Processo que resulta da liberdade de movimento, da autonomia e da relação respeitosa com o adulto.
A perspectiva foi consolidada como técnica de atenção pediátrica integral pela experiência da húngara na direção do Instituto Loczy, em Budapeste e, nas décadas que se seguiram, começou a ser inserida no contexto pedagógico. Educadores começaram a reconhecer que as diretrizes de Pikler —respeito ao tempo de cada criança, escuta atenta e cuidado — ofereciam uma base potente para práticas pedagógicas coerentes com o desenvolvimento infantil.
Ao permitir que a criança explore o ambiente e desenvolva suas habilidades motoras no próprio ritmo, o educador favorece uma aprendizagem mais significativa, baseada na autonomia e na descoberta ativa. O princípio estabelece uma base para a valorização da escuta, da independência, da presença e do respeito como partes essenciais do processo de educar, e vêm transformando práticas em creches e escolas de educação infantil em todo o mundo.
Com o 1º Encontro Internacional de Pikler, a Phorte Educacional dá um passo importante na consolidação da abordagem no Brasil. Os 400 educadores reunidos saíram do evento com formação para lidar com as necessidades da infância e para desenvolver uma aprendizagem significativa. A proposta para a próxima edição é, além de continuar essa mudança, alcançar cada vez mais pessoas e manter a atualização frente as descobertas e inovações na abordagem Pikler.