Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

O aluno ganha um certificado de licenciatura que o habilita a ser professor em uma área correlata à sua formação superior. Por exemplo, quem estudou arquitetura, pode fazer a complementação pedagógica em matemática e, assim, ministrar essa disciplina em escolas. A abertura desses cursos foi um incentivo do governo para suprir a falta de professores na educação básica.

Como funciona a complementação pedagógica?

Geralmente, a complementação pedagógica dura cerca de 1 a 3 anos. Durante esse período, o estudante desenvolverá suas competências em três frentes: prática do ensino, planejamento e organização escolar. Além disso, o aluno deverá passar por um estágio supervisionado de, no mínimo, 300 horas.

Estas são algumas vantagens da complementação pedagógica:

• Formação mais rápida do que uma Licenciatura em Pedagogia.

• Amplia as possibilidades e as oportunidades de trabalho.

• Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a complementação pedagógica é aceita em concursos públicos.

Como é o curso de Pedagogia?

A faculdade de Pedagogia é um curso de graduação que dura, em média, de 3 a 4 anos, e que pode ser oferecido como bacharelado ou licenciatura. Após a formação, o profissional terá um amplo leque de atuação dentro da área educacional.

Afinal, para que serve a pedagogia senão para proporcionar subsídios aos profissionais que trabalham com a Educação em território brasileiro? Dessa forma, o curso de Pedagogia em SP oferecido pela Faculdade Phorte possibilita uma visão completa sobre a complexidade da educação no Brasil, abrangendo sua diversidade e pluralidade.

Segunda licenciatura

Por sua vez, os profissionais que já têm licenciatura em áreas diversas podem aprimorar suas habilidades fazendo uma segunda graduação em Licenciatura em Pedagogia. Dessa forma, poderão diversificar sua atuação no mercado profissional, estando aptos a exercer atividades de gestão escolar ou de coordenação pedagógica. Dessa forma, poderão diversificar sua atuação no mercado profissional, estando aptos a exercer atividades de gestão escolar ou de coordenação pedagógica e, assim, obter pleno conhecimento das funções do pedagogo e das atividades desempenhadas pelo pedagogo no dia a dia.

A demanda por pedagogos é alta, principalmente em escolas, tanto públicas como privadas. Já pensou em iniciar sua carreira nessa área? Conheça a Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Phorte e faça parte do nosso time de alunos!