Formação em Educação Inclusiva e Neurodiversidade

Domine o Neurodesenvolvimento e os Processos Cognitivos, Superando as Dificuldades de Aprendizagem

2 certificados

de 100 horas

+60% de

desconto

Ganhe o livro

Abrir-se à escuta das vozes infantis

Black Friday • Desconto de 60% • Livro exclusivo • Certificado • Black Friday • Desconto de 60% • Livro exclusivo • Certificado • Black Friday • Desconto de 60% • Livro exclusivo • Certificado • Black Friday • Desconto de 60% • Livro exclusivo • Certificado •

Descrição do curso

A Formação em Educação Inclusiva e Neurodiversidade (200 Horas) é fundamental para o profissional que busca aprofundar seu conhecimento e sua prática na Educação Especial. O curso oferece uma visão abrangente das principais deficiências (Intelectual, Visual, Auditiva, Surdocegueira) e das neurodiversidades, focando nos processos de aprendizagem e nas abordagens inclusivas mais eficazes. Você dominará a aplicação da Integração Sensorial, explorará os aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos da linguagem, e desenvolverá estratégias para o planejamento de ensino adaptado. Capacite-se para a excelência na inclusão e garanta os 3 Pontos na Evolução Funcional para servidores da Prefeitura de São Paulo.

O que você vai conquistar

Ao concluir a formação, você dominará conhecimentos avançados que elevam sua prática e ampliam suas oportunidades de carreira

A combinação desses conhecimentos garante sua segurança no dia a dia com a prescrição baseada em evidências, e também permite que você saia da dependência de indicações e de um local de trabalho fixo, assumindo uma visão de empreendedorismo como “eu empresa”.

Domínio das Principais Deficiências e Abordagens:

Adquira conhecimento aprofundado sobre Deficiência Intelectual, Visual, Auditiva e Surdocegueira, aprendendo a diferenciar suas características e a aplicar métodos pedagógicos e recursos de apoio específicos para cada condição.

Especialização em Integração Sensorial na Prática:

Compreenda os canais sensoriais e as disfunções de Integração Sensorial, desenvolvendo a capacidade de identificar necessidades e aplicar práticas de intervenção que otimizam a aprendizagem e o comportamento do aluno.

Compreensão Profunda da Linguagem e Escrita (Psiconeurológico e Fonoaudiológico):

Explore os aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos do desenvolvimento da linguagem e escrita. Este conhecimento é crucial para analisar distúrbios de comunicação e planejar intervenções com base científica.

Estratégias de Inclusão e Mediação para Surdez / Surdocegueira:

Aprenda a organizar planos de aula e utilizar estratégias de ensino para pessoas com Surdez e Surdocegueira, incluindo a importância de Libras e a adaptação curricular para garantir comunicação plena.

Aproveite sua seleção de cursos

A combinação desses conhecimentos garante sua segurança no dia a dia com a prescrição baseada em evidências, e também permite que você saia da dependência de indicações e de um local de trabalho fixo , assumindo uma visão de empreendedorismo como “eu empresa”.

Curso 1 - Deficiências e Processos de Aprendizagem na Educação Especial

Carga horária: 100 horas

Disciplinas:

Deficiência Intelectual

  • Explora a Deficiência Intelectual, definindo-a e analisando as estratégias pedagógicas e de inclusão necessárias para o desenvolvimento pleno do aluno.

Deficiência Visual

  • Apresenta o desenvolvimento visual, as causas da cegueira e baixa visão, e os recursos acessíveis e intervenções pedagógicas adequadas.

Deficiência auditiva e surdez

  • Favorece o conhecimento sobre Deficiência Auditiva e Surdez, incluindo definições, o uso de Libras e a organização de planos de aula inclusivos.

Estratégia de ensino

  • Detalha as estratégias pedagógicas e de apoio para pessoas com surdez e deficiência auditiva, e o papel crucial da família.

Fundamentos e características da surdo-cegueira

  • Introduz a surdo-cegueira, suas características e impactos no desenvolvimento, focando em comunicação e identificação precoce.

Abordagens educacionais e inclusão

  • Capacita na aplicação de abordagens educacionais e estratégias de inclusão específicas para alunos com surdocegueira e múltiplas deficiências.

Canais sensoriais

  • Examina os canais sensoriais (audição, visão, tato, olfato, paladar) e sua importância fundamental na percepção e no processo de aprendizagem.

Integração sensorial

  • Define a Integração Sensorial, suas disfunções e a aplicação de práticas e atividades para otimizar o processamento de informações sensoriais na escola.

Professores: Cristhiane de Souza, Shirley Rodrigues Maia, Vula Maria Ikonomidis, Fernanda Cristina Falkoski, Lilia Giacomini

Curso 2 - Desenvolvimento da Linguagem e Escrita

Carga horária: 100 horas
Disciplinas:

Deficiência Visual e Deficiência Auditiva

  • Aborda a importância da atividade física adaptada para alunos com Deficiência Visual e Deficiência Auditiva, focando em benefícios e estratégias de inclusão.

Aspectos Psiconeurológicos e Fonoaudiológicos

  • Explora a Psiconeurologia e a Fonoaudiologia no desenvolvimento humano, avaliando aspectos neuromotores e o desenvolvimento da linguagem.

Aspectos sociais e emocionais na escrita

  • Discute as dificuldades e distúrbios da escrita, com ênfase nos fatores sociais e emocionais, e indica estratégias de ensino para intervenção.

Professores: Carolina Ventura Fernandes Pasetto e Ricardo William Muotri, Fernanda Cristina Falkoski, Shirley Rodrigues Maia

Coordenação: Maria Helena Pelizon e Bete Godoy

Livro exclusivo que irá ganhar:

Título: Abrir-se à escuta das vozes infantis

Autora: Adriana Friedmann – organizadora

Descrição:
Como o próprio título deixa claro, este livro busca promover a escuta das vozes infantis, e aqui se coloca em foco como empreender tal escuta no âmbito escolar. Isso só é possível quando se parte do pressuposto de que bebês e crianças têm o que dizer, e de que, mesmo aqueles que ainda não são capazes de se expressar por palavras, “falam” – e muito – por meio da linguagem não verbal. Com base em três blocos temáticos, a saber: 1. Diversidade de realidades e vozes infantis; 2. Escutar adultos para escutar crianças; 3. O que aprendemos com as crianças, a obra não apenas conta o que dizem essas vozes infantis, como também revela o que elas ensinam aos professores e às professoras curiosos por escutá-las e que as valorizam e respeitam. É, acima de tudo, a manifestação de um compromisso de abrir-se às vozes infantis e compreendê-las, de modo a garantir, mediante o diálogo, a escuta e a Educação, o protagonismo das crianças em cada ação e seu pleno desenvolvimento.

Certificação oficial da Faculdade Phorte

Tradição, credibilidade e reconhecimento em todo o país

Garantia de formação de qualidade e valorização profissional real.

O que você leva hoje:

  Acesso completo ao curso
  Certificação oficial válida nacionalmente
  Acesso por 5 anos
  Suporte ao aluno
  Material complementar
  Pagamento único, sem mensalidade adicional

Formas de pagamento aceitas:

logo copy

Aproveite as condições

Black Friday

de

R$ 1.400,00

por

R$ 499,00

ou

em até

6x

R$ 83,16

6x

R$ 83,16

sem juros

Acesso imediato e certificado válido em todo o Brasil.

Mais de 30 anos transformando carreiras e histórias

Na Phorte, cada curso é construído para unir excelência acadêmica e aplicabilidade prática, garantindo que você esteja realmente preparado para os desafios e oportunidades do mercado.

dos alunos se sentem mais prepados para o mercado.
30 %
dos participantes recomendam nossos cursos a amigos.
0 %

Compartilhe sua experiência conosco

Encontrou algum problema? Tem comentários ou sugestões? Compartilhe conosco e ajude a melhorar a Plataforma de Cursos Livres.